sábado, 12 de junho de 2010

Cuidar do planeta, tem que ser agora!

Acontece, aqui no Brasil, neste ano de 2010, a Conferência Internacional Infanto-Juvenil "Vamos cuidar do Planeta", que é uma campanha pedagógica que traz a dimensão da política ambiental para a educação. Ela mobiliza e engaja jovens, entre 12 e 14 anos, em pesquisas e debates com a comunidade escolar sobre os desafios socioambientais comtemporâneos.
No encerramento da Conferência, os participantes de 53 países entregam a carta de responsabilidade "Vamos Cuidar do Planeta" ao Ministro da Educação, no caso Fernando Haddad. Nesta carta são elaboradas propostas para a melhoria do nosso planeta, atendendo a necessidade de cada país. Os problemas que temos aqui são diferente dos problemas de outros continentes.
Entre os principais tópicos da carta estão: sensibilizar e informar as pessoas sobre o uso eficiente e responsável da água; reduzir a poluição da água; informar e estimular as pessoas para que reduzam a emissão de gases de efeito estufa; estimular uma agricultura sustentável, consciente e menos impactante social e ambientalmente; cuidar do meio ambiente,fortalecendo e aprofundando projectos educacionais; criar grupos ecológicos junto às comunidades que protejam, preservem e valorizem a biodiversidade; incentivar o consumo adequado, ou seja, reflectir, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar; reduzir o uso de energias impactantes; implementar perspectivas e valores ambientais.
A simplicidade do debate de temáticas urgentes desperta e fortalece a participação da comunidade, o que é bom, já que tais temáticas são usualmente restritas aos centros de pesquisa ou de formulação de políticas públicas.Esta acção promove o reconhecimento de que podemos assumir responsabilidades individuais e colectivas para promover a melhoria da qualidade de vida local e planetária.

4 comentários:

brenda santos disse...

OI
ahh amei o post e o blog
claro!

adorei
seguindo
bjs

http://tudodmenina.blogspot.com

Tina disse...

Ah! Valeu mesmo.. vou passar lá no teu blog;

beeijo

ivone disse...

parabens filha
vc vai longe

Tina disse...

Obrigaada, mãae!